Santo Expedito

Mártir, ‘Santo das causas urgentes’
festa: 19 de abril

Santo Expedito era militar. Tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. Foi então que lhe apareceu o espírito do mal, em forma de corvo, e lhe segredou: “Cras…! Cras…! Cras…!”, palavra latina que quer dizer: amanhã, isto é, deixe para amanhã, não tenha pressa, adie sua conversão.
Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o, gritando: HODIE!, que quer dizer: HOJE! Nada de protelações, já!

Este santo mártir é especialmente invocado nos casos e negócios que demandam pronta solução, aos quais uma demora poderia comprometer. É o Santo da décima-primeira hora, aquele cuja invocação nunca é tardia, mas que também incita a fazer depressa o bem, a não deixar para o dia seguinte a nossa conversão e a cumprir sem demora aquilo que se lhe promete.

Oração

Que a intercessão do glorioso mártir Santo Expedito nos recomende, ó meu Deus, junto a Vossa bondade, a fim de que com Sua proteção obtenhamos o que os nossos próprios méritos são impotentes para alcançar. Assim seja.

Nós Vos suplicamos, Senhor, que inspireis com Vossa graça todos os nossos pensamentos e ações, para que eles encontrem em Vós seu princípio e sejam, por intercessão de Santo Expedito, levados, com coragem, fidelidade e prontidão, em tempo próprio e favorável, a bom e feliz fim. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim seja.

Súplica

Santo Expedito, honrado pelo reconhecimento daqueles que Vos invocaram à última hora e para negócios urgentes, nós Vos suplicamos que nos obtenhais da bondade misericordiosa de Deus, por intercessão de Maria Imaculada, hoje (ou em tal dia) a graça que, com toda submissão, solicitamos da vontade divina.

Pai-Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Oração a Santo Expedito

Meu Santo Expedito das Causas Justas e Urgentes, socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, intercedei por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo. Vós que sois um Santo Guerreiro, Vós que sois o Santo dos Aflitos, Vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós que sois o Santo das Causas Urgentes, protegei-me, ajudai-me, dai-me força, coragem e serenidade.

Atendei ao meu pedido (fazer o pedido). Ajudai-me a superar estas horas difíceis protegei-me de todos que me possam prejudicar, protegei a minha família, atendei ao meu pedido com urgência. Devolvei-me a paz e a tranqüilidade. Serei grato pelo resto de minha vida e levarei Vosso nome a todos que tem fé. Muito obrigado.

Pai-Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.