De 11 de fevereiro a 10 de julho de 1854, a bem-aventurada Virgem Imaculada apareceu à jovem Bernadette Soubirous 18 vezes. Transmitiu-lhe um segredo, mensagens de conversão e penitência, e o pedido de que se erguesse uma capela. Ela Se apresentou como a Imaculada Conceição.
“Reza pelos pecadores, pelo mundo tão revolto.”
“Reza a Deus pelos pecadores!
Penitência! Penitência! Penitência!”
Desde 1858 até hoje, contínuas multidões se têm reunido em Lourdes. Os milagres de curas são estudados com todo o rigor e só reconhecidos quando de todo certos. Mais numerosas são as curas de almas, embora mais difíceis de contar.
Em Lourdes, a Virgem sem pecado vem socorrer os pecadores, propondo três meios: a fonte de águas vivas, a oração, a penitência.
Oração a Nossa Senhora de Lourdes
para pedir qualquer graça
Ó bondosa Imaculada Conceição de Lourdes, prostrado a vossos pés, Vos rendo sinceras graças pela incomparável bondade com que Vos dignastes aparecer 18 vezes à inocente Bernadette, mostrando-lhes as mãos virginais cheias de graças e bênçãos. Ajoelhado diante da vossa imagem bendita e, unido espiritualmente aos inumeráveis peregrinos que, na Gruta e na Basílica de Lourdes, sempre Vos louvam e bendizem, eu Vos prometo fidelidade perpétua e Vos consagro os afetos do meu coração, os pensamentos da minha mente, os sentidos do meu corpo e toda a minha vontade.
Virgem Santíssima, que retribuís com grandes favores os menores obséquios, por esta prece, concedei-me a graça… que tanto necessito e ardentemente peço: Ó Maria, Vós que prometestes o céu a Santa Bernadette, preparai para mim um lugar na Pátria Celeste, onde contemplarei vossa glória, Vos louvarei, agradecerei vossa terna proteção e para sempre glorificarei a Santíssima Trindade, que Vos fez tão poderosa e cheia de misericórdia. Amém.