Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Oração

Santa Maria, cheia da Presença de Deus, durante tua vida aceitaste com toda a humildade a vontade do Pai e o maligno nunca foi capaz de Te envolver em suas confusões. Junto a Teu Filho intercedeste por nossas dificuldades e, com toda paciência, nos deste o exemplo de como desenrolar as linhas de nossa vida. E ao se dar para sempre como nossa Mãe, pões em ordem e fazes mais estreitos os laços que nos unem ao Senhor.

Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, Tu que com coração materno desatas os nós que entorpecem nossa vida, Te pedimos que recebas em Tuas mãos o meu pedido (fazer o pedido…) e que nos livre das amarras e confusões com que nos castiga aquele que é nosso inimigo. Por Tua graça, por Tua intercessão, com Teu exemplo, livra-nos de todo o mal, Senhora Nossa, e desata os nós que impedem de nos unirmos a Deus para que, livres de toda confusão e erros, O louvemos em todas as coisas, nEle coloquemos nossos corações e possamos sempre servi-lO através dos nossos irmãos.

Visite: Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Sobre o quadro

O venerado quadro “Maria Knotenlosern” (“Maria, a que desata nós”) é obra de pintor desconhecido, e se encontra desde o ano 1700 na igreja de S. Peter am Perlach, em Ausburgo, Alemanha. Os elementos do quadro sugerem uma contemplação sobre a intercessão e o poder de Maria, no auxílio a seus filhos pecadores.

“Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; ao contrário, Maria, por sua obediência, o desatou”.

Os anjos, servidores de Deus e instrumentos para ajudar os homens, têm um papel de destaque no quadro: eles amam a Deus e, por conseqüência, também nos amam, querem nosso bem e reconhecem em Maria a sua Rainha. Por isso, junto com ela e colaborando com ela, tratam de resolver os problemas dos homens, para que possam cumprir com o destino que Deus lhes tem preparado.

Entre a legião angélica de Maria, destacam-se dois anjos, um dos quais lhe entrega uma fita com nós grandes e pequenos, juntos e distantes. É o pecado original com todas as suas conseqüências e nossos pecados pessoais, que estão abalando nossas vidas: nós de nossa vida pessoal, familiar, do trabalho, de nossa vida comunitária. Nós que aumentam nossa fragilidade humana e impedem o derramamento das graças de Deus em nossas vidas. O anjo os apresenta a Maria e olha para ela como dizendo: “em Ti confiamos, Mãe; somente Tu pode ajudar-nos”.

E nas mãos bondosas da Virgem se vão desatando e soltando um nó atrás do outro de maneira tal que a fita que reflete a luz da misericórdia e da libertação chega até o outro anjo que, expressivamente, indica-a como que dizendo-nos: “Olha o que Maria, por sua intercessão, pode fazer de novo. Confia nEla, deposita teus problemas e angústias nEla!”.

Na parte inferior do quadro, outro anjo se destaca: é o Arcanjo Rafael que guia Tobias trazendo um peixe na mão. Uma vez mais a palavra de Deus nos fala através desta imagem (leia o Livro de Tobias na Bíblia).
Nele descobrimos duas coisas: primeiro, que Deus escuta as orações daqueles que no meio de suas aflições recorrem a Ele; segundo, que Ele usa de seus anjos como instrumentos para encontrar soluções para esses problemas (Tb 3,16), assim como eles nos ajudam na plenitude dos tempos através de sua e nossa Rainha, Maria, Mãe do Verbo Encarnado por quem nos vem toda graça.

Assim, coloquemo-nos diante deste quadro e invoquemos o Espírito Santo; deixemos que Ele nos fale, nos conduza e acrescente sua confiança na mediação materna de quem é sua Esposa Imaculada. E assim, rezando Àquela que é a Onipotência Suplicante por sua intercessão e a dos santos anjos, irá se resolvendo o emaranhado de dificuldades que entorpece nossa vida.

Maria, que desatas os nós, roga por nós!