Devoção a Santa Filomena

Share Button

Santa FilomenaGrande Taumaturga do Século XIX
Padroeira do Rosário Vivo
Padroeira dos Filhos de Maria
– festa: 10 de agosto –

Os fundamentos do culto a Santa Filomena se encontram nas Sagradas Relíquias , encontradas no dia 25 de maio de 1802, no cemitério de Santa Priscila (nas escavações das Catacumbas de Roma), e nas lições do seu Ofício introduzido pelo Papa Gregório XVI, que a declarou oficialmente Virgem e Mártir.
Tantos e tão grandiosos foram os milagres e graças alcançados pela intercessão de Santa Filomena, que ela foi chamada Grande Taumaturga do Século XIX. Muitos Papas e santos foram devotos de Santa Filomena, entre os quais São João Maria Vianney, São Pedro Julião Eymard, e o Beato Bártolo Longo.
O Papa Pio X e Santa Filomena

Em junho de 1907, o Santo Padre Pio X falou com carinho sobre a taumaturga Santa Filomena, alvo de tantas discussões na época, que colocavam em dúvida sua própria existência histórica:

“Seja este o seu nome ou tivesse ela outro qualquer (e aqui ele enumerou alguns), isso pouco importa. É certo, é fora de dúvida e está provado à saciedade que a alma que informava estes restos sagrados era uma alma pura e santa que a Igreja declarou Virgem e Mártir. Esta alma foi tão amada de Deus, tão agradável ao Espírito Santo, que obteve as mais maravilhosas graças, em favor de quantos recorreram à sua proteção.”

Do livro Santa Filomena, Pe. Porfírio Gomes Moreira
Portugal

Sobre o culto a Santa Filomena

Algumas pessoas não se sentem seguras a respeito da devoção a Santa Filomena, chegando às vezes a combater esse culto que dá tantos frutos espirituais e glória à Santa Igreja. Aqui apresentamos uma resposta a essas dúvidas e receios:

No ano de 1961 a Congregação do Culto em Roma publicou um decreto que dizia: “A festa de Santa Filomena, Virgem e Mártir (11 de agosto), seja eliminada de todos os calendários litúrgicos”.

Como se há-de interpretar esta decisão?

A 11 de agosto de 1974 escreveu o Padre Luís Espósito, antigo reitor do santuário de Santa Filomena em Mugnano, Itália:

“Em 1964, com aprovação do Bispo Diocesano, apresentei um pedido de interpretação autêntica desta disposição, perguntando se aquela determinação proibia todo o culto à referida Santa. Recebi esta resposta: ‘Foi tirado o culto litúrgico, mas mantém-se, sem alteração, o culto popular. A Santa pode ser venerada e pode ser honrada também com festa externa, com a missa do Comum das Virgens Mártires’.”

O actual Reitor do Santuário, Padre João Brachi, mandou esta resposta a pedido da (revista) Cruzada:

“Pode celebrar-se com tranquilidade de consciência a missa em honra de Santa Filomena, do Comum das Virgens Mártires, e pode expor-se, sem hesitação, nos altares, a sua imagem. A disposição da Santa Sé, de 14 de Fevereiro de 1961, nunca teve a intenção de prejudicar ou eliminar o culto ou devoção popular a Santa Filomena.”

O Bispo de Mysore, na Índia, perguntou ao Santo Padre João Paulo II o que havia a este respeito. Recebeu esta resposta:

“Pode continuar o culto popular a Santa Filomena.”

Daqui se depreende:

  1. Estão proibidos o Ofício Litúrgico (cheio de fantasias) e a missa própria de Santa Filomena, como antigamente se usavam;
  2. Pode celebrar-se a Missa em honra de Santa Filomena, usando o formulário da Missa do Comum das Virgens Mártires;
  3. Não está proibido expor ao culto a imagem desta Santa.

Fonte consultada: Revista Cruzada Eucarística
Maio 2000 – Ano LXX nº. 5 – pág. 154
Largo das Teresinhas, 5 – 4714-504 – Braga Portugal
Sec. Nac. do Apostolado da Oração da P.P. da Compª. de Jesus

Carta do Reitor do Santuário de Santa Filomena em Mugnano, ao Movimento do Rosário Permanente

Prezados devotos,
é o Reitor do Santuário de Santa Filomena que responde a sua carta.

Obrigado por sua grande devoção a nossa querida Santinha, sinto-me muito satisfeito por estarem estabelecendo a devoção a nossa Santa em seu movimento.

Que nossa querida Santinha abençoe e proteja sua associação. Exorto-os a espalhar sua devoção em seu país em união espiritual com o Santuário em Mugnano del Cardinale, que é a fonte espiritual da devoção a Santa Filomena no mundo.

…Esperando manter contato com vocês e sua associação, envio meus cumprimentos com as bênçãos de Santa Filomena.

O REITOR
Sac. Giovanni Braschi

Santuário de Santa Filomena

Santuario “Santa Filomena”
83027 Mugnano del Cardinale (Avellino)
ITALIA
Site do Santuário: http://www.philomena.it

Share Button
Print Friendly, PDF & Email

2 thoughts on “Devoção a Santa Filomena

    MARIA DO PERPETUO SOCORRO CUNHA SOUSA

    (17 de fevereiro de 2014 - 21:26)

    Belíssimas as Orações a Santa Filomena, uma Santa poderosissima Estou muito feliz, pois trabalho em cidade chamada de Santa Filomena do Maranhão, na qual ela é a Padroeira naquela Cidade. E graças a Deus rezo a jaculatória todos os dias.

    KLEBER BATISTA REIS

    (31 de março de 2014 - 17:48)

    QUERO RECEBER A IMAGEM DE SANTA FILOMENA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *